terça-feira, 24 de julho de 2018

PARA TODA A VIDA

Para Toda a Vida

"Pois todos os povos andam, cada um em nome do seu deus; mas nós andaremos para todo o sempre em o nome do Senhor nosso Deus" (Miquéias 4:5).

 Uma pequena menina estava examinando o anel de casamento de sua avó. "Uau, que anéis pesados e desajeitados eles faziam cinquenta anos atrás!" comentou a menina. "Isto é verdade,"

respondeu a avó, "mas em meu tempo eles eram feitos para durar toda a vida!"

Até que ponto temos sido coerentes em nossas decisões? E tem havido firmeza e constância nas decisões tomadas? Somos, na realidade, pessoas decididas, que sabem o que querem e lutam com perseverança até atingir as metas propostas? E onde buscamos a segurança no tocante às nossas decisões?

Uma pessoa cuja característica principal é a indecisão geralmente sofre muito até atingir as vitórias almejadas.

Ela não sabe o caminho a seguir, não consegue descobrir o que estudar e qual o trabalho que pretende desenvolver, não tem um relacionamento pessoal estável e não consegue enxergar um fundamento religioso que lhe dê paz ao coração e a ajude a preencher o vazio que causa toda a sua indecisão.

O nosso objetivo, neste mundo, é conquistar a felicidade e a nossa expectativa e que esta dure para sempre. Queremos uma vida profissional que reflita os nossos anseios de pleno êxito, alguém que nos complete e que siga ao nosso lado até a morte, uma vida espiritual que nos traga regozijo não somente nesta vida limitada, mas por toda a eternidade.

Para que a nossa vitória seja completa e duradoura, precisamos estar alicerçados em Cristo que nos abençoará e nos dirigirá em todas as decisões. Com as nossas vidas em Seu altar, o inimigo não terá de que nos acusar, pois, nosso amor será verdadeiro, nossas palavras irretocáveis, nosso testemunho servirá de exemplo e tudo o que fizermos servirá para glorificar o nome do Senhor. Não teremos motivos para indecisão e o brilho de nossas atitudes e o exercício de nossa fé serão para sempre.

Pr. Paulo Roberto Barbosa

domingo, 22 de julho de 2018

CULTO DO AMIGO

 Culto do amigo: “Não tenha medo; tão-somente creia, e ela será curada!”.

Lucas 8. 49-56:
“Enquanto Jesus ainda estava falando, chegou alguém da casa de Jairo, o dirigente da sinagoga, e disse: Sua filha morreu. Não incomode mais o Mestre. Ouvindo isso, Jesus disse a Jairo: Não tenha medo; tão-somente creia, e ela será curada. Quando chegou à casa de Jairo, não deixou ninguém entrar com ele, exceto Pedro, João, Tiago e o pai e a mãe da criança. Enquanto isso, todo o povo estava se lamentando e chorando por ela. Não chorem, disse Jesus. Ela não está morta, mas dorme. Todos começaram a rir dele, pois sabiam que ela estava morta. Mas ele a tomou pela mão e disse: Menina, levante-se!. O espírito dela voltou, e ela se levantou imediatamente. Então Jesus lhes ordenou que lhe dessem de comer. Os pais dela ficaram maravilhados, mas ele lhes ordenou que não contassem a ninguém o que tinha acontecido”.

Existem vários tipos de amigos:

– amigos de conveniência: por troca de favores;
– amigos de interesse especial – tem o mesmos gostos que você;
– amigos históricos – que marcaram você em algum momento de sua vida;
– amigos de encruzilhada – importantes em situações complicadas da vida;
– amigos das duas da manhã – que estão com você em qualquer momento.

Na narrativa de Lucas, vemos inúmeras reações diante do sofrimento de Jairo:

1º – Aqueles que agem em função do real: Certas coisas nem mesmo o melhores amigos podem fazer. Muitas vezes para evitar nosso sofrimento, ele pedem que nos contentemos com o que aconteceu. São pessoas que se movem tentando evitar uma desgraça maior. Em outras palavras vivem dizendo: não incomode Deus com sua oração! Mas, assim como na passagem Jesus diz: Não temas! crê somente e ela será salva!. “Em alguns momentos você tem que escolher a quem vai ouvir, seus amigos ou Jesus dizendo: Continue, estou com você!”, ressaltou.

2º – Jesus só permitiu que entrassem no quarto da filha de Jairo com ele Pedro, Tiago, João e os pais da menina: “Às vezes o seu sofrimento vai ensinar os outros. O alvo às vezes da nossa dor, não é a gente. Deus usa seu sofrimento para que outros aprendam com sua vida e testemunho. “Não temas, crê somente. Mantenha esperando no Senhor! Se for para abençoar a vida dos que te cercam através das suas lágrimas, confia no Senhor!”, enfatizou.

3ª – Os milagres acontecem dentro de nossa casa: Cristo que se manifesta na Casa de Jairo e diz: Há esperança, não está morta, apenas dorme. “Os milagres de Deus acontecem em casa, o Senhor pode realizar o que você esperar. O grande amigo da história é próprio Cristo”. alertou.

Ao final deixou quatro passos para gravar:

1 – Vença o medo, continue crendo;
2- Aprenda, transforme tudo em crescimento;
3 – Espere: Deus tem o controle do tempo. E quando Ele age é o tempo;
4 – Entregue ao Senhor o que está sendo motivos de lágrimas, que será alvo de alegrias. Ele é capaz de reverter a situação mas você precisa entregar o que te é mais precioso!

Pr. Roberto Amorim

sexta-feira, 13 de julho de 2018

OS PLANOS DELE OU OS NOSSO?

Os Planos DEle ou os Nossos
 1 Crônicas 17:1-20.

…Quem sou eu, SENHOR Deus, […] para que me tenhas trazido até aqui? (1 Crônicas 17:16)

Aos 18 anos, meu marido começou um negócio de limpeza de carros. Ele alugou uma garagem, contratou ajudantes e criou folhetos publicitários. O negócio prosperou. Sua intenção era vendê-lo e usar a receita para pagar a faculdade; por isso, ficou empolgado quando um comprador manifestou interesse. Após algumas negociações, parecia que a transação iria ocorrer. Mas, no último minuto, o acordo desmoronou. Passaram-se vários meses até o seu plano de vender o negócio ter sucesso.

É normal ficar desapontado quando o tempo e o projeto de Deus para a nossa vida não corresponde às nossas expectativas. Quando Davi quis construir o templo do Senhor, ele tinha a motivação concreta, a capacidade de liderança e os recursos. Contudo, Deus disse que ele não poderia realizar o projeto porque havia matado pessoas demais em batalhas (1 Crônicas 22:8).

Davi poderia ter brandido o punho para o céu com raiva. Poderia ter feito beicinho ou seguido em frente com os seus próprios planos. Porém, humildemente, disse: “…Quem sou eu, SENHOR Deus, […] para que me tenhas trazido até aqui?” (1 Crônicas 17:16). Davi passou a louvar a Deus e a declarar sua devoção a Ele. Valorizava mais o seu relacionamento com Deus do que a sua ambição.

O que é mais importante – realizar nossas esperanças e sonhos, ou nosso amor a Deus?

QUERIDO, PAI. ENTREGO OS MEUS PLANOS A TI. OBRIGADO POR TUA DIREÇÃO ATÉ O MOMENTO.
 
Autor: Jennifer Benson Schuldt

terça-feira, 3 de julho de 2018

PONTES FEITAS DE FARDOS

Pontes Feitas de Fardos

"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" (Romanos 8:28).

Um pastor, em férias numa montanha, certo dia ficou apreciando uma formiga que, com muita dificuldade, carregava uma enorme palha nas costas. Ao mesmo tempo que observava, pensou: "Que formiga ridícula! Que esforço inútil! Poderia ter escolhido uma carga bem menor". Viu, de repente, que a formiga teria de atravessar uma falha no terreno, maior que seu tamanho. Surpreso viu quando a formiga jogou a palha no chão e empurrou para a fenda, transformando-a em uma ponte. Atravessou por cima da palha e, do outro lado, puxou-a, colocou-a nas costas e seguiu adiante. O pastor, envergonhado, concluiu: "O ridículo sou eu, que lamento os meus fardos e não os uso para construir pontes de vitória."

Por que estamos sempre murmurando pelas lutas de nossa vida, sem mesmo refletir se são oportunidades oferecidas por Deus para construirmos pontes que nos levarão aos sonhos almejados? A Palavra do Senhor diz que "todas as coisas contribuem para o bem dos que amam ao Senhor". E as lutas não são, também, parte do "todas as coisas"? E os fracassos não estão inseridos nas experiências do dia-a-dia? E as decepções não nos ajudam a meditar nas atitudes tomadas? O parar um tempo para recuperar forças não seria uma estratégia de Deus para o nosso sucesso? Se o fardo que levamos é grande, da mesma maneira ele poderá ser usado para facilitar as nossas conquistas.

A formiga seguia com seu fardo e provavelmente cantava, sabendo que a qualquer momento ele seria usado para ajudá-la na caminhada. Façamos o mesmo! Glorifiquemos a Deus por nos dar forças para levar nossos fardos! Ele, por nossa fé, contribuirá para alcançarmos todos os nossos objetivos de vida.

Pr. Paulo Roberto Barbosa.

domingo, 1 de julho de 2018

PAR PERFEITO

Par Perfeito

Romanos 14: 9. Porque foi para isto mesmo que Cristo morreu e tornou a viver, para ser Senhor tanto de mortos como de vivos.

 Somos guiados pelo Espírito Santo

Casais presentes na Bíblia: Adão e Eva, Isaque e Rebeca (o pai manda o servo ir buscar o par perfeito de Isaque, e Rebeca já estava pronta)

Você já se perguntou se ele ou ela é realmente o seu par perfeito?

Romanos 12. Transformem as suas mentes. Não tomem o modelo dos homens como sendo o modelo de Deus.

Perfeição aquilo que é completo, acabado terminado, que está concluído que não falta nada, que não precisa ser melhorado.

Mas quando nos referimos a relacionamento, o que a sociedade nos apresenta? Se você procurar na internet 90% dos resultados são sites de relacionamento em busca do par perfeito. Quanto engano!!

O que pra você é um par perfeito? Pergunta inicial para ser feita aos casais.

Mas quando o castelo começa a desmoronar quanta tristeza , quanta decepção, quantas famílias destruídas.

Como é a perfeição para Deus? Teleios não denota perfeição moral, espiritual ou sem pecaminosidade, mas o que é plenamente desenvolvido, maduro. Na ótica de Deus é o que está em processo de formação, em processo de maturidade. Nós somos uma obra inacabada.

E se fosse você? Como você vê o dia a dia do seu cônjuge?

Em Gênesis, Adão e Eva no jardim deveriam ter tarefas inerentes a ele e a ela baseados em suas características. Mas acredito que Deus deu aos dois tarefas para serem executadas pelos dois juntos somando suas características, afim de que executassem de uma maneira muito melhor.

Quando procuramos alguém para nos relacionar, buscamos características que normalmente nos faltam: o tímido procura uma menina mais falante, o aventureiro, alguém mais calmo.

Quantos aqui procuraram algo em seu par que lhe atraiu? Algo que não havia em você?

Existem ferramentas que são usadas para mapear características da personalidade de cada um.

Continua...