domingo, 5 de maio de 2019

DEUS ESCOLHE IMPRÓVÁVEIS

DEUS ESCOLHE IMPRÓVÁVEIS.

“Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;
E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;”
1 Coríntios 1:27,28

A Bíblia está repleta de relatos extraordinários que foram realizados por pessoas simples e comuns. Pessoas que não tinham nada de extraordinário, mas que foram instrumentos nas mãos de Deus. A pergunta que surge é: Por que Deus age desta forma? A resposta é simples e direta: Deus realmente gosta de usar pessoas improváveis, que da perspectiva natural aparentam extremamente fracas.
Todos tem fraquezas, pois neste mundo não existe ninguém perfeito. Todos nós temos debilidades em nossas vidas, seja ela de ordem física, emocional, intelectual ou mesmo espiritual. Normalmente negamos as nossas fraquezas, as defendemos, damos desculpas, não queremos que ninguém saiba, pois, achamos que o fato dos outros saberem disso nos deixará muito vulnerável e não seremos bem aceitos na sociedade e nem mesmo na igreja.
Todavia, Deus tem uma perspectiva totalmente diferente de nossa fraqueza. Enquanto imaginamos que Deus quer usar somente nossos pontos fortes, ignoramos que Ele quer usar também nossos pontos fracos para a Sua glória. o apostolo Paulo um ex perseguidor e assassino da igreja primitiva expõe sua conclusão acerca dessa verdade. “Se convém gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza.” 2 Coríntios 11:30

Talvez algumas das áreas consideradas fracas e débeis da sua vida tenham o fim de demonstrar o poder de Deus através de você. Aliás, Deus nunca fica impressionado com a força e auto-suficiência, pelo contrário, Ele é atraído por pessoas que dependem dEle e que admitem isso.

1- Alguns exemplos bíblicos considerados de improváveis que foram usados e ensinados pelo próprio Deus.

ABRAÃO.

“E disse Abraão: Porque eu dizia comigo: Certamente não há temor de Deus neste lugar, e eles me matarão por amor da minha mulher.” Gênesis 20;11

A fraqueza de Abraão era o seu medo. Duas vezes ele afirmou que sua esposa era sua irmã para poder se proteger, mas Deus o transformou em Pai de todos os que crêem. Deus é especialista em transformar fraqueza em força, Ele quer pegar suas fraquezas e transformá-las para que seu poder possa fluir.

Esse mesmo homem foi chamado de o pai da fé. “Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão.” Gálatas

MOISÉS.

“Perguntou Moisés a Deus: Quem sou eu, para ir a Faraó e para tirar do Egito os filhos de Israel?
Deus respondeu-lhe: Certamente eu serei contigo; isto te será por sinal de que eu te enviei: depois de haveres tirado do Egito o povo, servireis a Deus neste monte.
Disse Moisés a Deus: Eis que, quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais enviou-me a vós; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? que lhes hei eu de responder?
Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU; e acrescentou: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU enviou-me a vós.”  Êxodo 3:11-14

A primeira fraqueza de Moisés era o seu complexo de inferioridade, pois ele dizia: “quem sou para tirar o povo do Egito?”. A outra fraqueza de Moisés era o seu temperamento. Mas depois Deus tratou desta fraqueza e ele foi usado tremendamente como um grande líder, que conduziu o povo de Israel para fora do Egito, foi um exemplo de intimidade com Deus, subia o monte e passava dias na presença do Senhor.

GIDEÃO.

“Ó Senhor, respondeu Gideão, com que livrarei eu Israel? Minha família é a última de Manassés, e eu sou o menor na casa de meu pai.
O Senhor replicou: Eu estarei contigo e tu derrotarás os madianitas como se fossem um só homem.” Juízes 6:15,16

As fraquezas de Gideão eram a baixa autoestima e a sua profunda insegurança, mas Deus o transformou em um poderoso homem de valor. E o resultado é conhecido de todos e apesar de uma batalha desigual, Deus deu a vitória para o seu povo. Isso é uma prova de como Deus usa pessoas imperfeitas e ordinárias para realizar coisas extraordinárias, apesar de todas as suas debilidades.

DAVI.

“O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração”.1 Samuel 16:7b

A ótica de Deus não é a nossa, Ele vê de uma forma completamente diferente de nós, esse homem foi alguém que foi chamado um homem segundo o coração de Deus mesmo tendo vivido guerras sangrentas, cometido adultério… Porém sabia que dependia de Deus e considerava a presença de Deus o que havia de mais valioso em sua vida, mais que riquezas e reinos.

“Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.
Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.
Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.
Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão.” Salmos

Deus imputa valor onde o homem não vê valor, valoriza o que o homem vê como comum.

OS DISCÍPULOS DE JESUS.

“Vendo isso, Simão Pedro caiu aos pés de Jesus e exclamou: Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador.
É que tanto ele como seus companheiros estavam assombrados por causa da pesca que haviam feito.
O mesmo acontecera a Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram seus companheiros. Então Jesus disse a Simão: Não temas; doravante serás pescador de homens.
E atracando as barcas à terra, deixaram tudo e o seguiram.”  Lucas 5:8-11

Os discípulos de Jesus foram “chamados dentre os meninos reprovados no vestibular”. Pedro, André, Tiago e João cuidavam dos negócios da família, eles eram pescadores; Mateus era cobrador de impostos, e cada um deles e dos demais tinham características que os tornava aparentemente inaptos a serem discípulos do salvador, você escolheria alguém com características de incredulidade? Jesus escolheu Tomé. Aparentemente também eram improváveis, mas Deus os usou para propagarem o seu Evangelho até nós.

PAULO.

O apostolo Paulo um ex perseguidor da igreja de Cristo, um homem altamente equipado aos olhos da religião, porém distante dos propósitos de Deus, um ex assassino de cristãos, porém toda história desse homem começa a mudar quando ele tem um inusitado encontro com Jesus. “E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote.
E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns deste Caminho, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.
E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.
E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.”  Atos 9:1-5

Esse homem veio a se tornar um grande instrumento nas mãos do Senhor, sendo para nós um grande exemplo de que não existem limites para que Deus use pessoas, nem mesmo o seu passado ou as suas debilidades podem ser empecilhos para que Deus glorifique o Seu Nome através de um filho(a).

Esses são apenas alguns exemplos de pessoas limitadas, cheias de debilidades, mais que Deus usou e escolheu, a bíblia está repleta de exemplos de homens e mulheres que foram instrumentos poderosos nas mãos de Deus.

2-O que fazer diante das minhas debilidades?
1° Admita.

Precisamos ser honestos conosco, admitindo nossas fraquezas, em vez de ficarmos dando desculpas e nos recusando a admitir, somente assim poderemos trabalhar de forma a vencer essas áreas conflitantes.

2° Alegre-se na certeza que Deus é maior que seus limites.

“Se convém gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza.”2 Coríntios 11:30

Parece uma coisa sem sentido se alegrar com as fraquezas, mas elas nos fazem depender mais de Deus; fazem-nos mais humildes; fazem-nos buscar comunhão com os irmãos onde muitas vezes vemos o amor e a bondade de Deus manifestando-se pois não raras vezes nesse lugar vemos que nossa fragilidade pode ser a qualidade do outro e dessa forma podemos ser completos como corpo de Cristo.

3° Creia que o seu desafio poderá vir a ser seu testemunho.

O discipulado efetivo não ignora as fragilidades, encara de frente e vemos na vida dos discípulos que o poder de Deus supera essas dificuldades, o que poderá ser um instrumento para ajudar outras pessoas que também se encontram diante de desafios semelhantes.
“Porque quando sou fraco, aí é que sou forte”. Deus quer te usar independente de suas fraquezas e limitações. O Senhor gosta de usar os fracos para que a Glória seja DEle.

Conclusão:
Ainda estamos aprendendo acerca do discipulado, porém é um grande erro pensar que Deus somente usa e escolhe pessoas altamente preparadas ou sem fraquezas e limitações, diante porém do entendimento libertador dessa verdade é hora de dizermos a Deus eis-me aqui envia-me a mim.
Se você se sente muitas vezes pequeno e improvável, com certeza o Senhor está “de olho” em você. Permita-se ser usado pelo Senhor!


Site IBFT
DEUS ESCOLHE IMPROVÁVEIS
Deus Escolhe Improváveis
Publicado em 23/04 por admin.
DEUS ESCOLHE IMPRÓVÁVEIS.

“Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;
E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;”
1 Coríntios 1:27,28

A Bíblia está repleta de relatos extraordinários que foram realizados por pessoas simples e comuns. Pessoas que não tinham nada de extraordinário, mas que foram instrumentos nas mãos de Deus. A pergunta que surge é: Por que Deus age desta forma? A resposta é simples e direta: Deus realmente gosta de usar pessoas improváveis, que da perspectiva natural aparentam extremamente fracas.
Todos tem fraquezas, pois neste mundo não existe ninguém perfeito. Todos nós temos debilidades em nossas vidas, seja ela de ordem física, emocional, intelectual ou mesmo espiritual. Normalmente negamos as nossas fraquezas, as defendemos, damos desculpas, não queremos que ninguém saiba, pois, achamos que o fato dos outros saberem disso nos deixará muito vulnerável e não seremos bem aceitos na sociedade e nem mesmo na igreja.
Todavia, Deus tem uma perspectiva totalmente diferente de nossa fraqueza. Enquanto imaginamos que Deus quer usar somente nossos pontos fortes, ignoramos que Ele quer usar também nossos pontos fracos para a Sua glória. o apostolo Paulo um ex perseguidor e assassino da igreja primitiva expõe sua conclusão acerca dessa verdade. “Se convém gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza.” 2 Coríntios 11:30

Talvez algumas das áreas consideradas fracas e débeis da sua vida tenham o fim de demonstrar o poder de Deus através de você. Aliás, Deus nunca fica impressionado com a força e auto-suficiência, pelo contrário, Ele é atraído por pessoas que dependem dEle e que admitem isso.

1- Alguns exemplos bíblicos considerados de improváveis que foram usados e ensinados pelo próprio Deus.

ABRAÃO.

“E disse Abraão: Porque eu dizia comigo: Certamente não há temor de Deus neste lugar, e eles me matarão por amor da minha mulher.” Gênesis 20;11

A fraqueza de Abraão era o seu medo. Duas vezes ele afirmou que sua esposa era sua irmã para poder se proteger, mas Deus o transformou em Pai de todos os que crêem. Deus é especialista em transformar fraqueza em força, Ele quer pegar suas fraquezas e transformá-las para que seu poder possa fluir.

Esse mesmo homem foi chamado de o pai da fé. “Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão.” Gálatas

MOISÉS.

“Perguntou Moisés a Deus: Quem sou eu, para ir a Faraó e para tirar do Egito os filhos de Israel?
Deus respondeu-lhe: Certamente eu serei contigo; isto te será por sinal de que eu te enviei: depois de haveres tirado do Egito o povo, servireis a Deus neste monte.
Disse Moisés a Deus: Eis que, quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais enviou-me a vós; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? que lhes hei eu de responder?
Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU; e acrescentou: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU enviou-me a vós.”  Êxodo 3:11-14

A primeira fraqueza de Moisés era o seu complexo de inferioridade, pois ele dizia: “quem sou para tirar o povo do Egito?”. A outra fraqueza de Moisés era o seu temperamento. Mas depois Deus tratou desta fraqueza e ele foi usado tremendamente como um grande líder, que conduziu o povo de Israel para fora do Egito, foi um exemplo de intimidade com Deus, subia o monte e passava dias na presença do Senhor.

GIDEÃO.

“Ó Senhor, respondeu Gideão, com que livrarei eu Israel? Minha família é a última de Manassés, e eu sou o menor na casa de meu pai.
O Senhor replicou: Eu estarei contigo e tu derrotarás os madianitas como se fossem um só homem.” Juízes 6:15,16

As fraquezas de Gideão eram a baixa autoestima e a sua profunda insegurança, mas Deus o transformou em um poderoso homem de valor. E o resultado é conhecido de todos e apesar de uma batalha desigual, Deus deu a vitória para o seu povo. Isso é uma prova de como Deus usa pessoas imperfeitas e ordinárias para realizar coisas extraordinárias, apesar de todas as suas debilidades.

DAVI.

“O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração”.1 Samuel 16:7b

A ótica de Deus não é a nossa, Ele vê de uma forma completamente diferente de nós, esse homem foi alguém que foi chamado um homem segundo o coração de Deus mesmo tendo vivido guerras sangrentas, cometido adultério… Porém sabia que dependia de Deus e considerava a presença de Deus o que havia de mais valioso em sua vida, mais que riquezas e reinos.

“Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.
Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.
Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.
Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão.” Salmos

Deus imputa valor onde o homem não vê valor, valoriza o que o homem vê como comum.

OS DISCÍPULOS DE JESUS.

“Vendo isso, Simão Pedro caiu aos pés de Jesus e exclamou: Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador.
É que tanto ele como seus companheiros estavam assombrados por causa da pesca que haviam feito.
O mesmo acontecera a Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram seus companheiros. Então Jesus disse a Simão: Não temas; doravante serás pescador de homens.
E atracando as barcas à terra, deixaram tudo e o seguiram.”  Lucas 5:8-11

Os discípulos de Jesus foram “chamados dentre os meninos reprovados no vestibular”. Pedro, André, Tiago e João cuidavam dos negócios da família, eles eram pescadores; Mateus era cobrador de impostos, e cada um deles e dos demais tinham características que os tornava aparentemente inaptos a serem discípulos do salvador, você escolheria alguém com características de incredulidade? Jesus escolheu Tomé. Aparentemente também eram improváveis, mas Deus os usou para propagarem o seu Evangelho até nós.

PAULO.

O apostolo Paulo um ex perseguidor da igreja de Cristo, um homem altamente equipado aos olhos da religião, porém distante dos propósitos de Deus, um ex assassino de cristãos, porém toda história desse homem começa a mudar quando ele tem um inusitado encontro com Jesus. “E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote.
E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns deste Caminho, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.
E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.
E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.”  Atos 9:1-5

Esse homem veio a se tornar um grande instrumento nas mãos do Senhor, sendo para nós um grande exemplo de que não existem limites para que Deus use pessoas, nem mesmo o seu passado ou as suas debilidades podem ser empecilhos para que Deus glorifique o Seu Nome através de um filho(a).

Esses são apenas alguns exemplos de pessoas limitadas, cheias de debilidades, mais que Deus usou e escolheu, a bíblia está repleta de exemplos de homens e mulheres que foram instrumentos poderosos nas mãos de Deus.

2-O que fazer diante das minhas debilidades?
1° Admita.

Precisamos ser honestos conosco, admitindo nossas fraquezas, em vez de ficarmos dando desculpas e nos recusando a admitir, somente assim poderemos trabalhar de forma a vencer essas áreas conflitantes.

2° Alegre-se na certeza que Deus é maior que seus limites.

“Se convém gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza.”2 Coríntios 11:30

Parece uma coisa sem sentido se alegrar com as fraquezas, mas elas nos fazem depender mais de Deus; fazem-nos mais humildes; fazem-nos buscar comunhão com os irmãos onde muitas vezes vemos o amor e a bondade de Deus manifestando-se pois não raras vezes nesse lugar vemos que nossa fragilidade pode ser a qualidade do outro e dessa forma podemos ser completos como corpo de Cristo.

3° Creia que o seu desafio poderá vir a ser seu testemunho.

O discipulado efetivo não ignora as fragilidades, encara de frente e vemos na vida dos discípulos que o poder de Deus supera essas dificuldades, o que poderá ser um instrumento para ajudar outras pessoas que também se encontram diante de desafios semelhantes.
“Porque quando sou fraco, aí é que sou forte”. Deus quer te usar independente de suas fraquezas e limitações. O Senhor gosta de usar os fracos para que a Glória seja DEle.

Conclusão:
Ainda estamos aprendendo acerca do discipulado, porém é um grande erro pensar que Deus somente usa e escolhe pessoas altamente preparadas ou sem fraquezas e limitações, diante porém do entendimento libertador dessa verdade é hora de dizermos a Deus eis-me aqui envia-me a mim.
Se você se sente muitas vezes pequeno e improvável, com certeza o Senhor está “de olho” em você. Permita-se ser usado pelo Senhor!

Autor IBFT