TE PEGUEI
Êx 12:12-19
“Por que o nariz das estátuas está quebrado?” Essa é a primeira pergunta dos visitantes a Edward Bleiberg, curador de arte egípcia do Museu do Brooklyn, EUA. Ele não pode culpar o desgaste normal; pois mesmo as figuras pintadas em duas dimensões não têm o nariz e supõe-se que isso tenha sido intencional. Inimigos que procuraram “matar” os deuses egípcios. É como se eles estivessem brincando de “te peguei”, pois os exércitos invasores acreditavam que ao quebrarem o nariz dos ídolos, esses deuses não respirariam mais.
Sério? Só isso? Com deuses assim, o Faraó deveria saber que estava em apuros. Sim, ele tinha um exército e a lealdade de toda a nação. Os hebreus eram escravos cansados, liderados por um tímido fugitivo chamado Moisés. Mas Israel tinha o Deus vivo, e os deuses de Faraó eram falsos. Dez pragas depois, a vida imaginária desses ídolos reduziu-se a nada. Israel celebrou sua vitória com a “Festa dos Pães sem Fermento”, quando comeram pão não fermentado por uma semana (Êxodo 12:17; 13:7-9). O fermento simboliza o pecado, e Deus queria que o Seu povo se lembrasse de que suas vidas resgatadas pertenciam inteiramente a Ele.
Nosso Pai diz aos ídolos: “Te peguei”, e aos Seus filhos: “resgatei a tua vida”. Adore o Deus que lhe concede o fôlego de vida e descanse nos Seus amorosos braços.