domingo, 23 de janeiro de 2022

CULTURA DO REINO



Cultura do Reino

Mt:5:11,12

11 - Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.

12 - Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.


1 - O que é cultura? 

- Cultura é o que nos faz não ser animal. 

- Cada casa, cada país tem sua própria cultura.

- Cultura é o que define nosso comportamento. Já está em nós.

- Cultura do momento é a - Cultura do cancelamento (Ele é ruim porque pensa diferente de mim e ela é boa porque pensa igual a mim).

- Quando nós estamos dentro daquela cultura, acontece naturalmente. Ela é nossa.


2 - O que é cultura Humana? Vídeo 

- Símbolos, Comunicação, Desenvolvimento, Conhecimento, Capacidade - Ação Humana


3 - Cultura do Reino

- A cultura do reino não é natural. É algo que é produzido em nós por Deus e geralmente é contrário a nossa vontade, a nossa natureza caída (Gn 3). Porém Jesus restaura essa cultura em nós. Deus sempre foi Rei porém Jesus trás a cultura dEle entre nós.


A Cultura no céu vai ser a sua vacina contra essa doença que não matou porém, nos parou.


4 - Bem Aventurados - porque grande é a recompensa no céu.


2Tm 3:12

E também todos os que querem viver Radicalmente em Cristo Jesus padecerão perseguições.

5 - A perseguição indica que estamos no lugar certo. O cancelamento é sintoma de que você é Cristão RADICAL


6 - O anti-cancelamento: 3 parte

     6.1 - Vá (Procure pedir perdão)

Mt 5:23

Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,

     6.2 - Não resista ao inimigo

Mt 5:38, 39

Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.

Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;

     6.3 - Ame e ore pelo seu inimigo para que sejais Filho

Mt 5:43, 44

Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.

Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;


7 - O Auto-Cancelamento evita que você cancele o outro. Quando Você entende que os seus problemas são maiores que os dos outros, você para de falar mal dos outros e vai cuidar dos seus problemas.


Mt 7:3a5

E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?

Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, e eis uma trave no teu olho?

Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás claramente para tirar o argueiro do olho do teu irmão.


8 - Esforço 

A cultura do Reino só vem por esforço. Em tudo, faça com os outros o que você quer que faça com você.



quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

DEUS AMA IGUALMENTE A TODOS?


 

Deus ama igualmente a todos?


Se eu venci a COVID é porque Deus me ama! E quem não venceu a doença?

Só vai para o céu quem faz caridade! E Quem não tem para dar?

Quem está doente, está em pecado! Quem não adoece é porque não peca.

O que o amor de Deus em João 3.16 significa? “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

O Evangelho permanece disponível para todos aqueles que o recebem. O amor de Deus não é pequeno, e não discrimina. Não é para poucos. Ele amou o mundo inteiro.

E é muito importante que nós não venhamos com nossas pré-concepções naturais de amor, que não foram aprendidas na Bíblia, para fazer com que a Bíblia diga o que nós achamos que o amor é. Nós devemos nos humilhar e perguntar: “O que tu dizes, Deus? Ajude-me com o contexto mais amplo e com a plenitude de tua revelação para saber o que o Teu amor significa nesse verso”.

Há algumas coisas incríveis que são bastante óbvias, não são?

1: Deus ama o mundo, isto é, Ele ama a grande totalidade de seres humanos caídos, todos eles.

2: Esse amor é de tal tipo, de tal intensidade, de tal magnitude, que o levou a dar seu Filho para morrer pelo mundo.

3: Esse amor é indiscriminante. Ele pode ser falado, prometido e aplicado a qualquer um, sem exceções, porque é isso que diz aqui.

4: Um propósito e um efeito incontestável do seu amor é: aquele que crer nele não morrerá, mas terá vida eterna. Em outras palavras, esse amor abre a porta, então qualquer um que crê, terá a vida eterna.

Eu posso fazer isso com justiça, porque meu Filho cancelou a dívida dos que creem, então, se você crer, sua dívida está cancelada! Meu amor por você é esse: eu dei o meu Filho, para que, apenas por confiar nele como única condição, você viva alegremente comigo para sempre!

Portanto, nós podemos dizer a todo ser humano: Deus te ama. E é assim que ele te ama: Ele deu o próprio Filho para morrer, para que, se você crer, seus pecados sejam perdoados, e você viva com Ele para sempre. Essa é a maneira de pregar João 3.16. Pessoalmente, estamos em um púlpito. Então é isso que o amor de Deus em João 3.16 significa, promete, faz…

É por isso que esse verso tem sido usado por Deus de forma grandiosa para salvar milhões de pessoas. Ele expressa o que chamamos de “a livre oferta do Evangelho”. Eu amo a livre oferta do Evangelho. Não há limites para essa oferta! Ela se aplica a todo grupo étnico, a todas as gerações, a toda classe socioeconômica e, o melhor de todos, a toda classe de pecadores. Dos maus aos piores, e de qualquer outro tipo. Deus amou o mundo tanto que deu o seu único Filho, para que TODO AQUELE, indiscriminadamente e universalmente, que crer nele, não pereça, mas tenha vida eterna.

1 Coríntios 11:24-28

24 e, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. 25 Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. 26 Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que venha. 27 Portanto, qualquer que comer este pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. 28 Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão, e beba deste cálice.


quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

MINHA GEOGRAFIA É TERRITÓRIO DA PROMESSA


 

Minha Geografia é Território da Promessa

“Pede-me, e eu te darei as nações por herança, e os fins da terra por tua possessão.“ (Salmos 2:8)

Definir uma geografia é fácil. Conquistá-la, eis a questão. Este ano, teremos muitas conquistas apontadas, cada uma delas trazendo a demanda do desafio e, por certo, muitas estarão agregadas na nossa nova estrada de avanço do Reino. Mas qual a geografia que faz parte do seu pilar de valores? Muitos vão dizer: “FAMÍLIA!”. Essa é uma verdade? Então, por que não avançar como meta principal e conquistar esse território para o Senhor? O maior espaço para se conquistar uma família não é externo, é na sede mais nobre que existe, no coração do homem. Os traumas e demandas familiares impedem que acessos velozes venham nesse território tão nobre. Muitos até dirão: “Mas minha família já é do Senhor!”, e é verdade, mas algumas áreas não estão conforme à promessa que o Senhor fez. Pedir nações parece até uma afirmação do discurso, mas conquistar uma família, a tarefa muda de perspectiva. Nossa família é um território que não pode ser menosprezado, pois quanto mais tempo passa, fica difícil fazer a conquista certeira. “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.” (I Timóteo 5:8)

Que território poderoso é a família! Então, vemos: Minha Geografia é Território da Promessa. Vamos definir geografia? É um lugar específico, ocupado por alguém ou alguma coisa, que tem um dono que se tornou autoridade sobre esse território. E agora? Todo território está ocupado por alguém, ou por alguma coisa. Quem explica isso? “E, quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra. Então diz: Voltarei para a minha casa, de onde saí. E, voltando, acha-a desocupada, varrida e adornada. Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e são os últimos atos desse homem piores do que os primeiros. Assim acontecerá também a esta geração má.” (Mateus 12:43-45). Não subestime os territórios, eles estão ocupados de forma física, emocional ou espiritual.


Minha família é um território sagrado

Todos precisam olhar para a família como uma bênção da parte de Deus, pois tudo na vida tem crise, mas, no final, é a família que está perto. A família tem sido colocada por Deus como nossa maior e prioritária conquista. Não estamos falando do território do vizinho, do amigo, do colega de trabalho, até mesmo dos “discípulos”, estamos falando do nosso território biológico que tem peso no mundo espiritual. Você sabia que a família é uma nação? Sua família tem uma bandeira, e sua história tem uma relevância, por isso precisamos respeitar nossa origem. Nossa casa precisa servir ao Senhor, não com o nosso entendimento, mas com o princípio regendo esse território. “Se, porém, não agrada a vocês servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas eu e a minha família servi­remos ao Senhor.” (Josué 24:15)

O que está em jogo aqui? Uma geografia relevante: Minha Geografia é Território da Promessa. Eu cresci em uma geografia familiar onde cada um fez sua escolha, mas a realidade da família foi exposta para todos. Uma mesa fala tudo, uma mesa doutrina todos. Nossa responsabilidade com a família é na proporção da chamada que possuímos, mas mesmo que seja uma chamada pequena, nossa responsabilidade com a família é GRANDE. Você pode conquistar muitos territórios, mas esse é o da promessa, se você conquistar todos os outros territórios, e perder a sua casa, sinto muito, você não conheceu o êxito.

“Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome, para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder pelo seu Espírito no homem interior.” (Efésios 3:14-16)

MIR 12 - Renê Terranova