quarta-feira, 20 de novembro de 2024

QUEM SOMOS EM CRISTO JESUS

Quem somos em Cristo? Esta é certamente a pergunta mais importante que devemos responder. É claro que estou partindo do pressuposto que você já tenha entregue sua vida para Jesus, pois como é bom pertencer a um Deus como o nosso Senhor Jesus Cristo! O que somente Ele pode fazer por nossas vidas é realmente algo extraordinário.

Em Cristo nós recebemos: a verdadeira vida, um novo propósito, o perdão dos nossos pecados, a certeza da salvação, a confiança de sua presença conosco a todo instante, a garantia de que um dia seremos completamente transformados e estaremos eternamente com Ele. Não existe nada fora de Cristo. Ele é Deus de Deus, criador e sustentador de tudo.

“Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.” (Jo 1.3)

Se a gente não compreender essa verdade, talvez corremos o risco de passar por essa vida sem realizar aquilo que Deus deseja que cada um de nós façamos. Isso quer dizer que, se estamos em Cristo, recebemos também uma missão para realizar. Não podemos mais viver como vivem as pessoas que não conhecem a Deus e são alheias à Sua vontade. É somente em Cristo, portanto, que descobrimos a nossa verdadeira identidade e o propósito para o qual fomos criados. 

“Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamar as virtudes daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” (1 Pe 2.9)

Veja alguns versículos que falam sobre a nossa identidade em Cristo:

Em Cristo eu sou um filho de Deus (Jo 1.12; 1 Jo 3.1);
Nele eu sou reconciliado com Deus (2 Co 5.18);
Eu sou amigo de Jesus (Jo 15.14);
Sou coerdeiro de Jesus, compartilhando Sua herança com Ele (Rm 8.17);
Estou unido a Deus em um só espírito. Eu sou um templo de Deus. Seu Espírito e Sua vida vivem em mim (1 Co 6.17-19);
Eu sou um membro do corpo de Cristo (1 Co 12.27);
Eu sou um santo justificado (Ef 1.1, Rm 5.1);
Estou redimido e perdoado (Cl 1.14);
Estou completo em Jesus Cristo (Cl 2.10);
Estou livre de condenação (Rm 8.1);
Eu sou uma nova criação porque estou em Cristo (2 Co 5.17);
Eu sou escolhido por Deus, predestinado para ser seu filho por meio de Cristo (Ef 1.5);
Estou estabelecido, ungido e selado por Deus (2 Co 1.21-22);
Não tenho espírito de medo, mas de amor, poder e uma mente saudável (2 Tm 1.7);
Eu sou um colaborador de Deus (1 Co 3.9);
Estou sentado nos lugares celestiais com Cristo (Ef 2.6);
Tenho acesso direto a Deus (Ef 2.18);
Eu fui escolhido para dar frutos (Jo 15.16);
Eu sou uma das pedras vivas de Deus, sendo edificado em Cristo como uma casa espiritual (1 Pe 2.5);
Recebi promessas extremamente grandes e preciosas de Deus, pelas quais compartilho Sua natureza (2 Pe 1.4);
Sempre posso desfrutar da presença de Deus porque Ele nunca me deixa (Hb 13.5);
Deus trabalha em mim para me ajudar a fazer as coisas que Ele deseja que eu faça (Fp 2.13);
Posso pedir sabedoria a Deus e Ele me dará o que preciso (Tg 1.5). 

Viva para Cristo! Não há verdadeira vida sem Jesus, e a nossa vida não tem sentido sem Ele. Se entregue a Ele todos os dias e persevere na sua presença. Viva como um verdadeiro filho de Deus e demonstre aos outros tudo aquilo que Jesus fez por você.

Pr. Adelchi Rangel

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

PEQUENOS ATOS DE AMOR

PEQUENOS ATOS DE AMOR

Colossenses 3:12-17.


“Cristo [morreu] por nós quando ainda éramos pecadores. (Romanos 5:8)”


Amanda trabalha como enfermeira em várias casas de repouso e muitas vezes leva sua filha Rebeka de 11 anos para o trabalho. Para ocupar-se, a garota começou a perguntar aos residentes: “Se você pudesse ter três coisas, o que gostaria?”. Surpreendentemente, muitos desses desejos eram por pequenas coisas: linguiças, tortas de chocolate, queijos, abacates. A garota montou uma “vaquinha virtual” para ajudá-la a satisfazer tais desejos. E quando ela entrega as guloseimas, ela também doa abraços. Rebeka me disse: “Isso me anima. De verdade!”.


Quando demonstramos compaixão e bondade, refletimos o nosso Deus que “é misericordioso e compassivo […] e cheio de amor” (Salmo 145:8). O apóstolo Paulo nos exortou, como Seu povo santo e amado: “revistam-se de compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência” (Colossenses 3:12). Porque Deus tem demonstrado grande compaixão por nós, naturalmente desejamos compartilhar Sua compaixão com os outros. E à medida que o fazemos intencionalmente, “revestimo-nos” disso.


Paulo ainda nos ensina: “Acima de tudo, revistam-se do amor que une todos nós em perfeita harmonia” (Colossenses 3:14). O apóstolo nos lembra de que devemos fazer tudo “em nome do Senhor Jesus” (Colossenses 3:17), lembrando que todas as coisas boas vêm de Deus. Quando somos gentis com os outros, somos abençoados.

 

FONTE:

Alyson Kieda

domingo, 20 de outubro de 2024

A MINHA PARTE

A MINHA PARTE

Leitura: Gênesis 12:1-9

Meditação: …vá à terra que eu lhe mostrarei […]. Então Abraão partiu… (Gênesis 12:1,4)


Quando minha amiga Michelle recebeu a proposta de gerenciar o setor onde trabalhava há uns poucos anos, ela ficou chocada. Orou sobre o assunto e sentiu a orientação de Deus para aceitar a indicação, mas sentia que não conseguiria lidar com essa responsabilidade. “Como vou liderar com tão pouca experiência?”, ela perguntava a Deus. “Por que me colocar numa situação em que vou fracassar?”.

Depois, Michelle leu sobre o chamado de Abraão em Gênesis 12 e percebeu que a parte dele era ir “à terra que [Deus lhe mostraria]. Então Abraão partiu” (Gênesis 12:1,4). Essa era uma atitude ousada, porque na antiguidade as pessoas não se desprendiam radicalmente assim. Mas Deus pediu que Abraão confiasse nele e deixasse tudo para trás, e o Senhor faria o restante. 


Quando Deus faz a parte dEle:

1  Identidade? Você será uma grande nação.

2 Provisão? Eu o abençoarei. 

3 Reputação? Eu o tornarei famoso. 

4 Propósito? Você será uma bênção para todos os povos. 

5 Fé? Ele cometeu grandes erros pelo caminho, mas “Pela fé, Abraão obedeceu […]. 


Ele partiu sem saber para onde ia” (Hebreus 11:8).

Perceber isto tirou o peso dos ombros de Michelle. “Não preciso me preocupar em ‘ter sucesso’ no trabalho”, ela me disse depois. “Preciso apenas dispor-me a confiar que Deus me capacitará.” À medida que Deus provê a fé necessária, que possamos confiar nele de todo o coração.


FONTE:

Leslie Koh

Pão Diário – Ministério RBC