A ALIANÇA COM DEUS E A FAMÍLIA
EM TODA A BÍBLIA, NOTAMOS QUE A RELAÇÃO DE DEUS PARA COM O HOMEM SEMPRE SE DEU ATRAVÉS DE UMA ALIANÇA. É FATO QUE DESDE O PRIMEIRO HOMEM ATÉ NÓS HOJE, DEUS SEMPRE QUIS QUE O HOMEM ESTIVESSE EM ALIANÇA COM ELE.
VALE A PENA RESSALTAR, QUE UMA ALIANÇA SIMBOLIZA UM PACTO, ALGO QUE UMA VEZ FEITA, NÃO DEVE SER QUEBRADA.
OSÉIAS FALA UM POUCO A RESPEITO DO RELACIONAMENTO DE DEUS COM ADÃO E COM ISRAEL:
“Mas eles transgrediram a aliança, como Adão; eles se portaram aleivosamente contra mim.” (OSÉIAS 6:7)
“Põe a trombeta à tua boca. Ele virá como a águia contra a casa do SENHOR, porque transgrediram a minha aliança, e se rebelaram contra a minha lei.” (OSÉIAS 8:1)
NOTAMOS AQUI CLARAMENTE QUE TANTO ADÃO QUANTO ISRAEL TINHAM UMA ALIANÇA COM O SENHOR.
SE OBSERVARMOS, NA PALAVRA DE DEUS EXISTEM MUITAS OUTRAS ALIANÇAS QUE PODEMOS LISTAR, COMO POR EXEMPLO:
NOÉ – “Mas contigo estabelecerei a minha aliança...” (Gênesis 6:18)
ABRAÃO – “Naquele mesmo dia fez o SENHOR uma aliançacom Abrão ..” (Gênesis 15:18)
ISRAEL – “Então tomou Moisés aquele sangue, e espargiu-o sobre o povo, e disse: Eis aqui o sangue da aliança que o SENHOR tem feito convosco sobre todas estas palavras.” (Êxodo 24:8)
DAVI – “Fiz uma aliança com o meu escolhido, e jurei ao meu servo Davi...” (Salmos 89:3)
HOJE VIVEMOS NA NOVA ALIANÇA, QUE LÁ NO PASSADO FORA CITADA PELO PROFETA JEREMIAS E CONFIRMADA POR JESUS:
“Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.” (Jeremias 31:31)
“Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue, que é derramado por vós.” (Lucas 22:20)
TEMOS QUE RESSALTAR QUE APÓS A PROFECIA DA NOVA ALIANÇA SER APRESENTADA NO ANTIGO TESTAMENTO E CONFIRMADA POR CRISTO, ELA FOI PROPAGADA PELOS APÓSTOLOS.
“Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo; E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior. Porque serei misericordioso para com suas iniquidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais. Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.” (Hebreus 8:10-13)
“Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei... Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.” (1 Coríntios 11:23a –25)
QUANDO DEUS CRIOU O HOMEM, LOGO DEPOIS ELE CRIOU A MULHER PARA QUE ASSIM CONSTITUÍSSEM FAMÍLIA. O HOMEM PECOU E O PECADO ALCANÇOU SUA FAMÍLIA TAMBÉM, PORÉM DEUS NÃO REVOGOU SUA ALIANÇA COM O HOMEM, MAS PROVIDENCIOU A REDENÇÃO ATRAVÉS DE JESUS.
SE OBSERVARMOS AS SAGRADAS ESCRITURAS, NOTAREMOS QUE O ANTIGO TESTAMENTO MOSTRA NUM TODO A PREPARAÇÃO PARA A REDENÇÃO DO HOMEM, O PRÓPRIO APÓSTOLO PAULO LEMBRA DISSO:
“Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei”
(Gálatas 4:4)
PORQUE DEUS QUERIA TANTO REDIMIR O HOMEM?
TEMOS QUE COMPREENDER QUE TODAS AS BENÇÃOS DE DEUS TEM O PROPÓSITO NÃO SÓ DE ABENÇOAR O HOMEM, MAIS TAMBÉM TODA A SUA FAMÍLIA. E DEUS SE COMPROMETE A FAZER ISSO NA NOVA ALIANÇA, NO TEMPO DA GRAÇA.
“Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em tiserão benditas todas as famílias da terra. (Gênesis 12:1-3)
“Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão. Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti. De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão.” (Gálatas 3:7-9)
MUITOS SE FECHAM NA QUESTÃO: “SALVAÇÃO É INDIVIDUAL” ; SIM É PURA VERDADE, MAS NÃO PODEMOS USAR ESTE ARGUMENTO PARA NÃO ACREDITARMOS QUE DEUS TAMBÉM TEM BENÇÃOS E SALVAÇÃO PARA NOSSA FAMÍLIA.
“Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha:” (Ezequiel 18:4)
NOÉ - “Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.” (Hebreus 11:7)
ABRAÃO – “Porque eu o tenho conhecido, e sei que ele há deordenar a seus filhos e à sua casa depois dele, para que guardem o caminho do SENHOR, para agir com justiça e juízo; para que o SENHOR faça vir sobre Abraão o que acerca dele tem falado. (Gênesis 18:19)
POVO DE ISRAEL – “Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família. (Êxodo 12:3)
PEDRO – “Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.” (Atos 2:39)
UM CARCEREIRO – “E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.” (Atos 16:30-31)
QUANDO UM PAI É FIEL NA SUA ALIANÇA COM DEUS, HÁ UM PROPÓSITO, UM COMPROMISSO DE DEUS EM ABENÇOAR SEUS FILHOS POR CAUSA DA DEDICAÇÃO DE SEUS PAIS PARA COM O SENHOR.
“E multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e darei à tua descendência todas estas terras; e por meio dela serão benditas todas as nações da terra;” (Gênesis 26:4)
AGORA ATRAVÉS DESSE ESTUDO, SABEMOS QUE O NOSSO DEUS É DEUS DE ALIANÇAS E QUE O RESULTADO DESSA ALIANÇA QUE TEMOS COM DEUS, VAI REFLETIR EM NOSSA CASA. SEJAMOS A PARTIR DISSO AINDA MAIS FIEIS A DEUS E AS ALIANÇAS FEITAS COM ELE.
QUE DEUS FALE MAIS AO SEU CORAÇÃO...
Pr. Rodrigo Carvelly
Nenhum comentário:
Postar um comentário