sábado, 22 de setembro de 2018

O PODER DA PRESENÇA DE DEUS

O poder da Presença de Deus 

Moisés estava convencido de que sem a presença de Deus em sua vida seria inútil tentar qualquer coisa; ao falar face à face com o Senhor ele declara ousadamente, “Se a tua presença não vai comigo, não nos faça subir deste lugar” (Êxodo 33:15). Ele estava dizendo, “Senhor, se Tu não estiver conosco, não conseguiremos o nosso objetivo. Não daremos um passo a menos que tenhamos certeza da Tua presença”.

Moisés sabia que era a presença de Deus dentre eles que os diferenciava de todas as outras nações. O mesmo é verdade em relação ao povo de Deus hoje; a única coisa que nos diferencia dos incrédulos é a presença de Deus “conosco”, guiando-nos, levando-nos, operando a Sua vontade em nós e através de nós. A Sua presença afasta o medo e a perplexidade.

A atitude de Moisés era assim, “Nós operamos sob um único princípio. A única maneira de sermos guiados ou governados, de batalharmos e sobrevivermos nos dias atuais é ter a presença de Deus conosco. Quando a Sua presença está em nosso meio ninguém pode nos destruir; mas sem Ele somos frágeis - reduzidos a nada. Que todos os países do mundo confiem em seus poderosos exércitos, em seus carros de ferro e em seus bravos soldados – nós confiaremos na manifesta presença do Senhor”.

Deus respondeu à ousada declaração de Moisés: “A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso” (33:14). Em hebraico a palavra “descanso” aqui quer dizer “confiança confortadora e serena”. Deus estava dizendo, “Não importa que tipo de lutas ou provações enfrente, você sempre estará capacitado para achar descanso calmo e confiante em Mim”.

A presença de Deus era tão evidente na vida de Abraão, que até os pagãos em torno dele reconheciam as diferenças entre suas vidas e a dele: “Abimeleque e Ficol... disseram a Abraão: Deus é contigo em tudo o que fazes”(Gênesis 21:22). Esse rei pagão estava dizendo, “Tem alguma coisa de diferente em ti, Abraão. Deus está contigo por onde vais”.
Deus prometeu a Josué que nenhum inimigo lhe resistiria quando Sua presença estivesse com ele: “Ninguém te poderá resistir todos os dias de tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. Sê forte e corajoso” (Josué 1:5-6). Quando o Espírito de Deus está presente em nós, podemos ser fortes e corajosos porque confiamos em Sua promessa de ir conosco em todos os nossos caminhos.
Deus disse a Gideão, “O Senhor é contigo, homem valente... Vai nessa tua força e livra Israel” (Juízes 6:12,14). A expressão “tua força” refere-se ao verso anterior: “O Senhor é contigo”. Deus está dizendo, “Gideão, há uma força em ti tão poderosa, que ela pode salvar Israel. Essa força é a Minha presença”. Apesar de Gideão se considerar covarde, Deus o chama de “homem valente”. Por que? O Senhor queria provar o que qualquer pessoa pode fazer quando Sua presença está com ela.
Deus fala a Isaías da promessa especial que faz àqueles que Ele ama: “Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o Senhor, teu Deus... e eu te amei... Não temas, pois, porque sou contigo” (Isaías 43:1-5 – itálicos meus). Com a paz de Deus habitando em si, você poderá atravessar qualquer incêndio, e não apenas irá sobreviver como também será guardado e protegido o tempo todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário